lunedì, ottobre 10, 2005

Saudades.

Kakà, Rubens, Adriano, do Nascimento...........me chamo Cleber e com "C", mas esse è um nome complicado demais pra italiano entender, e entao acabei virando Kakà pra uns, do Nascimento pra outros.....chato è que o primeiro era um jogador que amarelava no meu time do coraçao, o Sao Paulo (ahh que saudades do Morumbi!!), o outro era um vidende brasileira que dava golpes aqui na Italia. Depois de quase dois anos alguns jà conseguem me chamar pelo meu nome, Kleber com "K" pois se lembram dos pneus Kleber que rodam em alguns carros aqui na Italia.
Manter a propria personalidade em um lugar onde voce fala uma lingua que nao è a tua, se adapta à costumes que nao sao os teus e ainda por cima te chamam com uma diversidade de apelidos que voce nunca teve nao è facil. De qualquer forma entre todos esses oque mais gosto è "brasiliano", talvez porque seja o unico que me lembre algo que realmente sou, brasileiro, paulista, sao paulino, comedor de churrasco e principalmente bebedor de cerveja.
Depois de quase 2 anos aqui no sul da Italia ainda nao entendi muitas coisas, e provavelmente nunca as entenderei - Por que è que aqui bar se chama bar se na verdade todo mundo vai là pra tomar cafè? Poderia se chamar Cafè, cafeteria, casa de cafè...mas nao bar....bar è um lugar sagrado onde pessoas honestas como eu e voce vamos dividir uma breja com um amigo e talvez bater um ovo cozido amarelo, jogar uma sinuquinha ou truco e sò sair quando a lingua jà tiver adormecido. Por que eles chamam pub de pub? Poderiam chamar-se pizzeria de microondas, pizzeria expressa, lanchonete, porque afinal de contas è isso que italiano faz em um pub, come uma pizza, bate um lanche e se for daqueles mais ousados toma logo UMA cerveja long neck pra descer aquele monte de lixo que acabou de mandar pra dentro....eu imagino o choque de um irlandes vindo aqui e entrando num pub, o cara è capaz de ter um troço nao vendo ninguem se embeberrar, cantar, dançar ou chavecar...porque aqui nem chaveco rola.
Mas jà que è por aqui que tenho que ficar, ficarei com a lembrança e a vontade de sentir logo aquele cheirinho de carne na brasa, o barulho da latinha abrindo e a galera gritando e batendo na mesa - "è truuuuuco ladrao!!!!!!!!!!!!"