venerdì, settembre 01, 2006

Carteira de Motorista

Saudades;

Pois è pessoal, depois de quase 10 anos de direçao sem cometer (quase) nenhum delito nem sofrer (quase) nenhum acidente, sou obrigado denovo a tirar a carteira de motorista. O lance è que aqui na Italia a CNH do Brasil vale tanto quanto os reais que atè hoje conservo na gaveta do meu criado-mudo.
Nesses dois anos e meio que estou aqui tenho dirigido com a carteira internacional, que nao è nada mais do que a CNH traduzida em umas 7 linguas diferentes e de validade duvidosa pela qual voce paga a modica cifra de uns 100 reais em qualquer clube do automovel do Brasil.
A questao è que minha CNH vence agora em setembro, na verdade eu jà nao poderia mais estar dirigindo aqui na Italia hà mais de um ano, pois do momento que voce obtem a residencia em um paìs estrangeiro a habilitaçao internacional nao tem mais valor naquele paìs, mas visto que os policiais nao sao muito informados sobre o assunto consegui me virar bem nas poucas vezes que fui barrado numa blitz.
De qualquer modo, como um garotao de 18 anos estou frequentando a auto-escola para tirar minha carteira de motorista italiana que aqui è chamada de "patente", coisa que te confunde um pouco no inicio....alguem te pergunta...: e aì, voce tem a patente?...e voce responde: como assim?? De qual produto? Patente do que?? Enfim....confusoes a parte a verdade è que a coisa è muito engraçada, aqui o dificil è passar no exame teorico, sao 30 questoes e voce pode errar no maximo 4, de qualquer forma esse eu jà passei e de primeira (sò 1 errinho), mas tem operario aqui na empresa, italiano e tudo que jà tà tentando pela sètima vez. Agora estou fazendo algumas liçoes praticas, sabe como è...pra perder os pequenos vicios adquiridos nesses 10 anos de direçao, tipo andar com o braçao pra fora, fumar no volante, falar no celular, dar marcha-rè sem olhar pra tràs, fechar a porta com o pè, dormir no volante e arregaçar o recolhedor de entulhos, essas coisas.
Na minha primeira liçao informei ao "professor" que jà sabia dirigir pra evitar ladainha, mas ele fingiu que nao me entendeu e me explicou que existem 3 pedais, friçao, freio e acelerador e qual pè servia para oque, depois me explicou que um carro è composto de rodas, amortecedores.......volante, cambio, etc....Fiquei na duvida se ele pensa que no Brasil nao temos carros, que andamos sò a cavalo mas preferi nao interferir.
Antes de engatar a primeira e sair perguntei se deveria guiar numa velocidade normal ou se deveria ir lento. - Normal, disse o velhinho. Legal....depois de 2 minutos ele pensou melhor e me disse....- Bom, talvez seja melhor dirigir lentamente. Pò, o cara falou normal e taquei o pè no acelerador e mandei vè, coisa que seguramente o fez pensar que temos conceitos diferentes do que possa ser normal.
Na primeira liçao o velhinho disse que eu teria bombado, nao quis nem saber porque mas acho que foi pelo jeito que abri a porta do carro quando o rolè terminou, ou seja, normal, puxa a maçaneta, empurra a porta com o pè e sai, sei là.
Ontem fiz minnha segunda liçao, tentei me adaptar ao que el julgava normal e parece que as coisas foram um pouco melhor, disse que teria passado. Agora è sò esperar o dia do exame.

4 Comments:

Blogger Allan Robert P. J. said...

Basta dirigir devagar e prestar muita atenção nos cruzamentos. Os examinadores também gostam de criar armadilhas, como mandar você virar onde é proibido ou manobrar e voltar numa rua de mão única. Fique ligado. Com a patente na mão, pisa fundo e vai comemorar.

12:42 AM  
Anonymous Anonimo said...

Oi rapá! Que bom que v. voltou e ainda por cima com novidades de cegonha!!! Parabéns pro casal e desejo a futura mamae uma gravidez doce e tranquila.

6:50 PM  
Anonymous Anonimo said...

carola e ai como vao as coisas meu nome e Weber estou na espanha,tenho nacionalidad italiana,quero te pedir uma ajuda a primeira habilitaçao vale p/quantos anos ai?aqui vale 10 anos no primeiro ano vc nao pode pasar de 80km.ja procurei em outros site e nao encontrei nada p/que eu possa escrarecer as minhas duvidas a onde vou tirar carteira.obigado um abraço.

5:18 PM  
Blogger Unknown said...

poxa tb to no sul de Italia...Taranto...nao tirei minha carteira no Brasil e agora eu nao consigo tirar aki... mal falo italiano e ta dificil...me da algumas dicas ai

11:53 AM  

Posta un commento

<< Home