lunedì, ottobre 02, 2006

A estrela e o tucano

Saudades;

A estrela e o tucano; Parece titolo de conto de fadas mas è atualmente o tema mais discutido da politica brasileira.
Nunca fui simpatizante do PT mas lembro de como estava a polica brasileira 4 anos atràs, todos chocados com o suceder de escandalos de corrupçao, ninguem mais queria raciocinar sobre oque era melhor ou pior, viàvel ou nao, as pessoas queriam sò alguèm que nao pensasse sò em si mesmo, queriam alguèm confiàvel e honesto no planalto, sem pensar muito no economicamente aconselhavel mas sim e sobretudo no PàRA DE ME ZUAR!
Assim o povo brasileiro elegeu como seu presidente oque na verdade todo brasileiro procura, O Salvador da Patria, a pessoa que colocaremos là em cima e nos guiarà à uma vida melhor. Me lembrei de uma novela da rede globo de uns 15 ou 20 anos atràs.....Sassà Mutema...O Salvador da Pàtria que tinha como protagonista o Lima Duarte (vive ainda?)
Pois è, Lula era o nosso Sassà Mutema, o problema è que galgando aqueles ultimos degraus que te levam ao àpice da politica Sassà descobriu que pra fazer politica voce tem que ser politico...Abro aspas aqui pra colocar minha definiçao de politico: "Alguèm politico, alguèm que sabe lidar com TODAS as pessoas, tolerante atè com as coisas intoleràveis, alguèm que è capaz de entrar num dialogo entre Deus e o diabo e levantar o ego de ambos deixando-os satisfeitos (sem questoes religiosas por favor hein!)".
O grande politico sabe fazer tudo oque descrevi acima, mas sabe mais do que tudo conservar oque disse ao diabo sò pra o diabo e oque disse a Deus sò a Ele, o problema começa quando Deus fica sabendo oque foi dito ao diabo e por consequencia sente-se traìdo e vice-versa. Esse foi o erro do Sassà, erro de inexperiencia ou de incompetencia...booh.
De uns 7 ou 8 anos pra cà a politica mundial vem passando por uma onda de esquerda, sabe là Deus por que o mundo começou a achar que a soluçao estava na esquerda (EUA na contra-mao), rolou em boa parte da America do Sul, Alguns paìses da Europa, Blair poderia classificar-se como de esquerda, tudo bem que a Inglaterra nao conta porque là se dirige do lado direito por isso tenho o pè atràs com oque è direita ou esquerda por là.
Atè aqui na Italia, os italianos lanterninhas tào pegando o finalzinho da onda, colocaram Prodi no topo, que aliàs tambèm lembra um pouco o Sassà por suas inumeras gafes e estilo encolhido.
E aqui tambèm a coisa tà se mostrando um pouquinho mais complicada do que os eleitores previam, a reforma Finanziaria, que seria uma reforma tributaria no Brasil està sendo contestada justamente por aqueles que votaram na esquerda. A "correta" esquerda italiana assim como a brasileira tambèm està mostrando seus escandalos, igualzinho na terra Tupi.
Agora começa a onda de direita, nao sei se no Brasil o Lula serà reeleito ou nao, mas oque vale è que a mentalidade do povo està se esbandando pro outro lado agora......e aì problema resolvido. Resolvido??? O cacete! Vai continuar tudo como sempre foi, porque um presidente nao muda um paìs, pode continuar a dondolar da direita pra esquerda e vice-versa, a conversa è sempre a mesma, enquanto continuarmos a acreditar num ùnico salvador que resolverà todos os problemas continuaremos insatisfeitos com os resultados.
E entao.....qual è a soluçao? Tentam responder à essa questao hà sèculos, Marx, Lenin, Nixon, Hitler, Mussolini, monarquia, parlamentarismo, militarismo, presidencialismo, ditadura, fascismo, comunismo, China (que ainda nao sei bem onde classificar).....ainda nao temos o sistema ideal, mas jà sabemos muito do que nao è o ideal, oque falta è começar a tentar coisas novas e parar de bater a cabeça contra o muro do velhos erros. Se eu tenho uma sugestao? Tenho sim, coloquem suas idèias aqui no meu blog e peçam opnioes nos blogs de voces, recolham ideias e depois....bem depois voces que se virem, nao posso fazer tudo sozinho....Abraços e se ficou longo e chato....bem....pelo menos voce leu atè o fim.

2 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Acho que a solução estaria em uma "administração do medo" ou "governança justa".

Idéia: sistemas com altíssimas penas para quem fosse pego realizando corrupção. Cargos públicos, principalmente do Judiciário, deveriam ter penas muito duras e serem investigados constantemente. A idéia é intimidar a corrupção.

É claro, visão extremamente reducionista esta acima, tem de se ver que tal mudança deveria ocorrer de forma transitória e o governo que passasse a adotá-las teria de ter "os cocos roxos" para tal.

O problema é grande, mas creio que se tivéssemos investigação bem feita (a polícia federal brasileira cumpre bem seu papel) e um sistema judiciário honesto e eficaz, as coisas seriam bem melhores...

9:26 PM  
Blogger Allan Robert P. J. said...

A falta de candidatos decentes foi o que mais me chamou a atenção. Votar no menos pior nunca foi a solução.

5:58 AM  

Posta un commento

<< Home